UMA VISÃO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS!!
Os textos a seguir são trechos retirados de nossos relatórios de intervenções ao qual achamos que eles nos tornou reflexivos quanto as dificuldades encontradas em nosso estágio. Todas atividades nem sempre deram certo, mas sabemos que a dificuldade, os imprevistos, a falta de espaço físico, a falta de materiais, não nos impedem de procurarmos fazer sempre o nosso melhor.
"O conceito de conhecimento delas é diferente do nosso.
Quando perguntei para elas o que elas haviam aprendido das brincadeiras muitas
delas disseram ter aprendido brincadeiras que nunca haviam brincado antes, ou
haviam aprendido de uma maneira diferente dá que o professor estava ensinando.
O conhecimento que eu esperava que elas respondessem seria se elas tivessem
aprendido coisas que poderiam ser usadas em seu dia-a-dia, como respeito,
solidariedade, amizade, companheirismo, entre outras formas que possam ajudar a
formar cidadãos mais críticos no que diz respeito a direitos e deveres."
"A
satisfação das crianças era bem visível em suas expressões de alegria, nós observamos
que esse tipo de dinâmica faz com que elas fiquem mais atentas, essa foi uma das intervenções
mais marcantes, além do comportamento, a espontaneidade e até mesmo a liberdade
que elas começaram a adquirir com nós naquela aula sem exceções, inclusive aqueles que antes em
algumas aulas não participavam, é muito gratificante para nós ver o quanto de
alegria que teve aquela atividade além da questão da reciclagem que foi passado para elas durante a fabricação do brinquedo, e
nesse momento perguntamos o que eles faziam com as garrafas pet, cada um
respondeu algo interessante inclusive uma dessas respostas que nos marcou foi a seguinte: “ tia, minha mãe
coloca água na geladeira, entre outras utilidades que nem nós mesmos se quer lembrávamos, observamos que
muitos ali sabiam reaproveitar o material que para muitos é considerado lixo."
"E no
último momento, nos já tínhamos combinado que iríamos deixar uma bola para os
meninos e uma para as meninas, então dividimos 5 para cada lado para jogar
futebol, no entanto devido a falta de organização de algumas crianças isso não
foi possível, pois, gritavam, corriam, atrapalhando o professor a falar, então
fizemos o seguinte, colocamos eles dentro da sala e os meninos não brincaram,
somente as meninas ficaram no pátio.
Essa
atitude gerou uma interessante situação onde após ter chamado a atenção deles,
eles ficaram quietos e com sentimento de culpa, por não ter deixado a aula
terminar, como nós tínhamos planejado, e prometeram então que na próxima aula
eles iam se comportar, aproveitando e participando melhor nas próximas
brincadeiras levadas por nós."
"Nossa atividade conseguiu mobilizar toda a turma, todos
participaram durante toda a aula, foi bom ver que elas gostaram da aula, isso
nos motiva, saber que acertamos na escolha da atividade, mais do que isso,
serviu de aprendizado para elas, o que na verdade é o mínimo que se espera.
Deixamo-las brincarem um pouco no pátio da escola, para
que elas pudessem curtir mais o brinquedo, correr, pular, gritar, o que toda
criança faz e muito bem feito.
Finalizamos a aula com um bate-papo gostoso sobre a
importância da reciclagem e dizendo a elas que já não teríamos mais aulas com
elas. Compremos uns doces e distribuímos para elas nada de muita coisa não,
algo simples só pra diverti-las um pouco.
Acredito-me que fui capaz de aprender mais com elas do
que elas comigo, experiência que levo comigo e nada pode tirar isso de mim,
pois isso é conhecimento, claro que nem me formei ainda, experiências como estas
passarei por muitas, mas os personagens delas sempre serão diferentes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário