domingo, 9 de dezembro de 2012

EU ME DIVIRTO QUANDO BRINCO!!!!



PLANO DE AULA

No primeiro momento, organizamos as crianças para a explicar a brincadeira e dividir os grupos. Tivemos algumas dificuldades, pelo fato que elas não conseguiam  se concentrar na explicação, mas aos poucos fomos introduzindo o assunto fazendo com que elas se envolvessem.



Objetivos da Aula
Desenvolver a capacidade motora, velocidade, resistência, flexibilidade e coordenação.
Desenvolver o senso-crítico do “ por que do brincar?”

Atividades
Brincadeira de Pular Cobrinha:
Dois alunos seguram a corda pelas pontas e façam ondulações horizontalmente no chão, começando com ondas pequenas e aumentando gradativamente.

Brincadeira do Aumenta- aumenta:
 Dois alunos seguram a corda pelas extremidades elevando a corda gradativamente, o objetivo da brincadeira é desafiar os alunos a pularem cada vez mais alto até seu limite.

Brincadeira da Corrida de Saltos Alternados com Bambolês:
Formam-se duas filas no pátio colocam-se Seis bambolês (para cada fila) espalhados no chão e no interior de cada arco um desenho de sola de pés, no final do pátio uma bola para cada fila. O primeiro aluno deverá saltar, obedecendo aos desenhos, terminando os saltos pegará a bola e voltará pelo mesmo percurso e entregará a bola ao companheiro, que fará a mesma coisa. A fila que completar será a vencedora.

Recursos
Corda; 12 Bambolês; duas bolas; Giz;

 As crianças participam de um projeto desenvolvido pela escola junto com o professor de educação física para resgatar brincadeiras antigas, por isso pensamos em manter a ideia preparamos duas brincadeiras que foi o pular cobrinha e o aumenta-aumenta. E outra atividade que não deixassem os alunos tão livres, que foi a corrida de saltos alternados com bambolês.

A primeira atividade que foi a corrida com saltos alternados com bambolês foi no intuito de desenvolver o físico e o cognitivo, o físico porque as crianças tinham que pular nos bambolês marcados por um desenho em formato de um pé, depois correrem uns 4 metros e pegar uma bola e voltar pelo mesmo percurso para entregar a bola ao próximo coleguinha. Já os cognitivos pelo fato que elas tinham que olhar qual dos bambolês estavam marcados para que elas pudessem pular.
Nesse momento em que elas tinham que pular os bambolês foi que nós vimos à dificuldade delas em fazer a atividade corretamente, elas tinham que olhar o bambolê marcado, pular o bambolê e isso com a pressão de ser rápida por que se não a sua equipe perderia a pequena competição. A partir desta nossa visão, foi notório que o cognitivo foi a grande dificuldade deles em fazer a atividade. Pôde–se ver pelos erros deles quando faziam a atividade, era difícil elas acertarem os bambolês corretos. Foram poucos que acertaram a atividade corretamente, mas na maioria delas isso não aconteceu. Fizemos a atividade duas vezes com as crianças, mas não deu para ver muita empolgação das crianças como nas brincadeiras com cordas.

Essas sim foram bem aceitas pela criançada, o pular cobrinha foi um sucesso, uma brincadeira simples, mas muito bem aceito por elas, talvez pelo fato das ondulações da corda feitas por nós rentes ao chão simulando uma cobra.
E a empolgação da criançada foi só aumentando com brincadeira do aumenta-aumenta, pareceu-nos através da brincadeira que as crianças gostam de desafios e a brincadeira fazia isto, ao incitá-los a pularem cada vez mais alto. A brincadeira ficou ainda mais divertida quando o professor pegou uns colchonetes da escola e pôs onde as crianças estavam saltando. Elas pediam que colocássemos a corda ainda mais alta, só por causa agora dos colchonetes.

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