domingo, 9 de dezembro de 2012

APRENDER E BRINCAR: É POSSÍVEL!


A ideia de que o brincar e o aprender estavam separados, foi superada à medida que a mente da criança começou a ser estudada. A música “João e Maria” de Chico Buarque resgata o prazer da imaginação, do sonho e da alegria trazendo motivação e dando significado ao conhecimento implícito nesta canção.  Observe esta canção abaixo:


                                                       “Agora eu era o herói

E o meu cavalo só falava inglês...

Eu enfrentava os batalhões,

Os alemães e seus canhões.

Guardava o meu bodoque

E ensaiava o rock

Para as matinês

Agora eu era o rei,
Era um bedel e também juiz

E pela minha lei


A gente era obrigado a ser feliz”.

                                                           (Chico Buarque “João e Maria”)

A música, a história, o folclore, as rodas cantadas, em fim, a brincadeira é uma forma privilegiada de aprender. Quanto mais significativa e prazerosa for uma brincadeira, maior é capacidade de aprendizagem. Diversos conhecimentos podem ser passados durante uma brincadeira. 
Claro que, não se pode esquecer que é estritamente necessário que a criança tenha diversos momentos em que ela possa brincar pelo brincar, ler e ouvir histórias pelo simples prazer, sem qualquer intervenção pedagógica, apenas com o olhar do cuidado por parte do adulto.
Assim como também é evidente que quando se for empregar a brincadeira como canal de aprendizado intencional sobre um determinado conhecimento. É preciso que o professor tenha clareza e consciência de tudo o que propõe, tanto em relação às atividades quanto a teoria que o embasa. 
 
 “Por ser uma ação iniciada e mantida pela criança, a brincadeira possibilita uma busca de meios, pela exploração ainda que desordenada, e exerce papel fundamental na construção do saber fazer.” (Kshimoto, 2002, pg. 146)

Referência:
KISHIMOTO, M. Tizuko. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

http://assessoriaeducacional.blogspot.com.br/2009_08_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário