domingo, 9 de dezembro de 2012

PLANO DE AULA: AMPLIANDO O BRINCAR



PLANO DE AULA


Confecção de Brinquedos



Nossa aula de construção de brinquedos com material reciclável foi muito interessante, divertida, legal, capaz de fazer com que as crianças pudessem refletir nas atitudes, tanto delas como as dos pais, em relação ao lixo que produzem. Sendo assim, mantemos a construção de brinquedos, agora as ensinando a construir um brinquedo chamado “foguetinho”, que se baseia em usar jornal, papel crepom e barbante.






Objetivos da Aula
Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo.
Desenvolver a parte cognitiva, conscientizar os alunos a preservar o meio ambiente como forma de desenvolver o senso-crítco.

Metodologia
Falar com as crianças sobre o lixo que produzimos.
Ensiná-las a construir os brinquedos.
Ao final, propor uma nova roda de conversa para que os pequenos exponham seus critérios, contem sobre a origem do lixo produzido e avaliem a atividade.

Atividades
Construção de brinquedos recicláveis.
                                              
Recursos
Garrafas pet, jornal, barbante e fita adesiva.


Não é um brinquedo difícil de fazer, as crianças tem idade entre 5 e 6 anos e foram capazes de fazerem seus próprios brinquedos, claro que não foi uma construção perfeita, mas o suficiente para que desse para elas brincarem com seus próprios brinquedos. Isso torna a brincadeira muito mais interessante para as crianças, isso faz com que elas imaginem o brinquedo construído por elas uma nova opção de brinquedo, foi o que aconteceu em nossa aula, às crianças começaram a emendar tiras de papel crepom nos seus brinquedos simulando uma pipa.
Nada mais normal para a idade delas, e convenhamos, criança adora imaginar, gosta de transformar, gosta de idealizar, criança gosta de criar, levar aquilo que está em sua volta para seu “mundo”. Eu não intervi quanto a isso, o fato delas quererem transformar o foguetinho em pipa, ver novas possibilidades enquanto criança, quem sabe quando adulta ela consiga diante de alguma situação ver novas possibilidades, porque ela foi capaz de ver isso e um simples brinquedo.
Isso é gratificante, poder participar do desenvolvimento delas, saber que um dia, uma aula, aparentemente simples, foi capaz de mudar, transformar, idealizar a vida de uma criança agora já adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário