PLANO DE AULA
Confecção de Brinquedos
Nossa
aula de construção de brinquedos com material reciclável foi muito
interessante, divertida, legal, capaz de fazer com que as crianças pudessem
refletir nas atitudes, tanto delas como as dos pais, em relação ao lixo que
produzem. Sendo assim, mantemos a construção de brinquedos, agora as ensinando
a construir um brinquedo chamado “foguetinho”, que se baseia em usar jornal,
papel crepom e barbante.
Objetivos da Aula
Conscientizar as crianças de que qualquer ser
humano é um produtor de lixo.
Desenvolver a parte cognitiva, conscientizar os alunos a
preservar o meio ambiente como forma de desenvolver o senso-crítco.
Metodologia
Falar
com as crianças sobre o lixo que produzimos.
Ensiná-las
a construir os brinquedos.
Ao final, propor uma nova roda de conversa
para que os pequenos exponham seus critérios, contem sobre a origem do lixo
produzido e avaliem a atividade.
Atividades
Construção
de brinquedos recicláveis.
Recursos
Garrafas
pet, jornal, barbante e fita adesiva.
Não é um brinquedo difícil de fazer, as crianças tem
idade entre 5 e 6 anos e foram capazes de fazerem seus próprios brinquedos,
claro que não foi uma construção perfeita, mas o suficiente para que desse para
elas brincarem com seus próprios brinquedos. Isso torna a brincadeira muito
mais interessante para as crianças, isso faz com que elas imaginem o brinquedo
construído por elas uma nova opção de brinquedo, foi o que aconteceu em nossa
aula, às crianças começaram a emendar tiras de papel crepom nos seus brinquedos
simulando uma pipa.
Nada mais normal para a idade delas, e convenhamos,
criança adora imaginar, gosta de transformar, gosta de idealizar, criança gosta
de criar, levar aquilo que está em sua volta para seu “mundo”. Eu não intervi
quanto a isso, o fato delas quererem transformar o foguetinho em pipa, ver
novas possibilidades enquanto criança, quem sabe quando adulta ela consiga
diante de alguma situação ver novas possibilidades, porque ela foi capaz de ver
isso e um simples brinquedo.
Isso é gratificante, poder participar do desenvolvimento
delas, saber que um dia, uma aula, aparentemente simples, foi capaz de mudar,
transformar, idealizar a vida de uma criança agora já adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário